top of page

APRESENTAÇÃO

O Brasil, no cenário mundial, arrolado por alguns como a oitava economia mundial e integrante do bloco de países em desenvolvimento, ainda possui problemas estruturais geradores de desigualdades num sentido bem lato. O seu atual cenário caracteriza-se por uma duradoura crise de diversas matizes, mas, objetivada nos campos político-institucional e econômico com desdobramentos sociais, nos obriga a refletir acerca de suas determinações com o propósito de, não só compreendê-la, mas também apontar eventuais saídas por meio de um planejamento de longo prazo que envolva todos os setores da dinâmica societária brasileira. Nesse momento sombrio, a discussão a respeito de temas estratégicos – Estado, Democracia, Culturas Políticas, Desigualdades e Desenvolvimento – é uma necessidade ao se considerar que as concepções que têm orientado as práticas de agentes públicos e privados relativas a esses temas são produtoras e produzidas pela realidade sócio-histórica.

​

Vale sublinhar que os temas em questão estão no cerne da estrutura e da dinâmica das sociedades modernas seja pela presença ou a ausência destes, ensejando estudos, pesquisas, sobretudo, nestes tempos de sociedades globalizadas. Não é demais reiterar que esse acúmulo deve orientar a reflexão e o debate crítico com o propósito de somar esforços no processo de construção de novas culturas traduzidas em ações democráticas efetivas com vistas à superação de desigualdades históricas, assegurando um pleno desenvolvimento sócio-econômico às sociedades que dele carecem, tal como o Brasil contemporâneo.

 

Com tal objetivo é que se quer realizar o SEMINÁRIO NACIONAL no Maranhão, por sua realidade social e desigual, e estar situado na América Latina - cenário no qual os temas problemas propostos se articulam como decorrência do colonialismo moderno que envolveu a Europa e a África.

 

O evento compõe a programação de comemoração dos cinquenta anos da Universidade Federal do Maranhão/UFMA, e os setenta anos da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo/PUC.

bottom of page