top of page

Conheça o Maranhão

Com uma área de 331.983 Km², ou seja, 3,9% do território brasileiro, o Maranhão é o oitavo maior Estado em extensão territorial do Brasil, e o segundo maior Estado do Nordeste, ficando atrás apenas da Bahia.

Limita-se pelo oceano Atlântico, e faz fronteira com os estados do Pará e de Tocantins, ao norte e com o Piauí a nordeste, situando-se em uma área de transição entre as regiões Norte e Nordeste do Brasil.

A posição geográfica e diversidade ambiental são os mais efetivos determinantes do potencial turístico do Maranhão, provendo ao Estado belezas naturais exclusivas e representativas do Brasil: Floresta Amazônica presente do oeste ao centro do estado; Cerrado na parte do extremo ao centro sul, em que se encontram os últimos degraus do planalto central brasileiro em direção ao norte; Floresta de Cocais nas áreas de transição, resultado da influência antrópica; e o segundo maior litoral da costa brasileira em que se concentram praias virgens e semi desertas, ilhas quase intocadas, deltas e estuários, matas tropicais, as maiores reservas de manguezais do país e dunas de areias claras.

Ao sul do estado estão as chapadas e cachoeiras; nas planícies que se estendem do centro em direção ao norte configuram-se: na área da Baixada Maranhense, lagos e campos inundáveis; no litoral ocidental, em plena área amazônica, ilhas, igarapés, canais naturais para navegação e a Ilha dos Lençóis entre praias desertas e dunas de areias brancas e lagoas temporárias; no litoral oriental as dunas predominam, destacando o Delta do Parnaíba, o único delta em mar aberto das Américas, e os Lençóis Maranhenses, um deserto do tamanho da cidade de São Paulo, que entre as dunas de até 40m de altura abriga diversas lagoas pluviais de águas transparentes.

A parte central do território concentra aproximadamente 80% da hidrografia do Estado, distribuída em rios genuinamente maranhenses: Itapecuru, Pindaré, Mearim e Grajaú, e suas redes de afluentes. O sistema fluvial é ainda complementado com a bacia do Rio Munim, no nordeste do Estado, e nas bacias secundárias que se entendem em direção ao norte desaguando no litoral ocidental, em que se destacam os rios Turiaçu, Maracacumé, Cururupu, Pericumã, Aurá, entre outros, e no litoral oriental, formadas pelos rios Periá, Formiga, Preguiças, etc.

O Maranhão também é uma terra de cultura e história imponentes, herança cultural dos movimentos colonizadores europeus – francês, holandês e português. Entre fortificações, conflitos de colonos e religiosos missionários, entre as influências da Companhia do Comércio do Maranhão e do Grão Pará, e da influência das economias da cana-de-açúcar e do algodão, os movimentos colonizadores se desenrolaram em território maranhense a partir do século XIX, marcando seu desenvolvimento e deixando um importante acervo histórico e arquitetônico como legado.

As danças influenciadas pelas culturas africana, indígena e portuguesa, estão sempre presentes nos festejos populares e eventos especiais que acontecem pelo estado. Destacam-se as quadrilhas, dança do coco, cacuriá, tambor de crioula, tambor de mina, a dança do Lelê ou Péla-Porco, a dança do Caroço, etc.

Fonte: Secretaria de Estado de Turismo

bottom of page