top of page

Minicursos

Minicurso 1: INTRODUÇÃO À EPISTEMOLOGIA DA EDUCAÇÃO

Prof. Dr. Leonardo Ruivo

Ementa: O curso pretende desenvolver conexões muito pouco trabalhadas entre duas áreas da filosofia: a epistemologia e a filosofia da educação. A primeira tem como objeto o conceito de conhecimento e/ou crença racional. A segunda tem como objeto de estudo conceitos que balizam nossas práticas educacionais. Iniciaremos apresentando aspectos estruturantes da área. A seguir iremos trabalhar com alguns problemas da epistemologia da educação, tais como: a função e valor da educação, o lugar do desacordo em sala de aula e o papel da autoridade na educação.

Data: 12 e 13 de novembro

Horário: 8:30 às 12:00

Local: Auditório Setorial do CCH

Minicurso 2: VERDADE E POESIA

Profa. Dra. Rita de Cássia Oliveira

Ementa: O minicurso pretende discutir a investigação da verdade na poesia considerando o paradigma da hermenêutica contemporânea representados pelas filosofia de Hans Georg-Gadamer e Paul Ricoeur . Parte-se do pressuposto que a investigação presume uma interpretação que tenha como ponto de partida a hermenêutica por privilegiar o texto na medida em que busca o sentido autônomo da linguagem em sua condição de explicitação do mundo que o discurso poético descobre e abre, fazendo conhecer o seu sentido e sua referência. A discussão sobre a verdade na poesia será desenvolvida, a princípio, com base nos fundamentos da hermenêutica filosófica de Hans Georg-Gadamer (1900-2002) e na ressignificação do problema da verdade da arte, a partir do qual a compreensão do mundo se manifesta pela primazia da verdade na palavra poética. A chave de compreensão da verdade da linguagem poética em Paul Ricoeur (1913 – 2005) reside na distinção entre sentido e referência, que ele próprio apresenta como a sua decisão metodológica inicial na perspectiva da questão. Com efeito, o problema do sentido e da referência não se reduz à obra científica, como pensou Frege (1848-1925), mas é pertinente à obra poética por exigir um posicionamento metodológico de interpretação da metáfora para que seja revelada uma referência de segundo grau com um sentido que irrompe do antepredicativo, arruinando o sentido e as referências literais. Essa nova perspectiva desvela a verdade segundo uma visão que ultrapassa a verdade da realidade imediata da vida cotidiana e a verdade positiva da investigação científica, por superar os limites da verdade-adequação e apontar para uma dupla direcionalidade: uma nova realidade que advém da verdade metafórica e uma experiência singular que exige visibilidade e partilha.

Data: 12 e 13 de novembro

Horário: 8:30 às 12:00

Local: Auditório Mario Meirelles "A" - CCH

Minicurso 3: “O VERDADEIRO É UM MOMENTO DO FALSO?”: ESPETÁCULO E POESIA MODERNA EM GUY DEBORD

Prof. Ms. Davi Galhardo

Ementa: O minicurso trata dos fundamentos que constituem a base do projeto teórico-prático de Guy Debord, a saber, a realização da poesia moderna que se propunha a suprassumir a sociedade do espetáculo. Objetiva compreender os fundamentos básicos da crítica debordiana à moderna sociedade, a qual nomeia de sociedade do espetáculo, e o projeto por ela assumido a partir desta negação da negação. De forma mais determinada, trata-se daquele mesmo projeto partilhado pelas vanguardas artísticas e a tradição política moderna, qual seja: a constituição de uma outra existência comunicativa.  CONTEÚDO: • A linguagem expressiva da arte moderna – a partir de Baudelaire. • A tradição política revolucionária iniciada no século XIX. • As implicações filosóficas do projeto debordiano de colocação da poesia moderna na prática histórica. Os conteúdos serão desenvolvidos por meio de apresentação oral, utilizando-se material didático impresso e de multimídia. Durante a apresentação, os participantes serão incentivados a fazer intervenções e a interagir com o professor para tirar dúvidas, complementar informações e trocar experiências e dúvidas.

Data: 12 e 13 de novembro

Horário: 8:30 às 12:00

Local: Auditório Ribamar Caldeira "B" - CCH

bottom of page